sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Fotografia em Palavras

Clube Atibaiense de Fotografia promove a 45ª Exposição

“Imagem das Palavras” reúne 80 fotografias relacionadas ao rico vocabulário da Língua Portuguesa
Imagine uma imagem que represente a palavra AMOR. Pensou? Parece fácil, não?

Agora pense em uma foto para a palavra FLAGRANTE. Mais difícil.

Já a palavra DEPENDÊNCIA, abre um mundo de possibilidades...
“Imagem das Palavras”. Esse é o tema da 45ª Exposição promovida pelo Clube Atibaiense de Fotografia. A abertura da mostra acontece no próximo sábado, dia 27 de novembro, a partir das 18hs, no Centro de Convenções Victor Brecheret, e ocorre simultaneamente ao 8º Festival Internacional da Imagem Fotográfica de Atibaia. “A ideia surgiu nas reuniões do clube e da constatação de que os temas estão ficando difíceis”, explica Flávio Pileggi, presidente do clube.
Esta não é a primeira vez que o Clube Atibaiense de Fotografia alia imagens ao mundo das palavras. “Já fizemos uma parceria com a Academia Literária Atibaiense. Tivemos que produzir fotos que representassem ou ilustrassem contos”, lembra Flávio.
flavio1
O presidente, Flávio Luiz Pillegi, fundou o Clube em novembro de 1991
“Parece um exercício fácil, mas não é”, diz Pilleggi. Para facilitar o trabalho dos componentes do clube, uma lista de palavras foi distribuída ao grupo. Serão expostas 80 fotos (relacionadas a 80 palavras) de 40 fotógrafos que atuam no Clube Atibaiense de Fotografia. “Também houve casos em que o sentido foi inverso. Havia a foto e buscou-se uma palavra para ela”, ressalta Flávio Pilleggi.
Sobre a importância das exposições do Clube de Fotografia (são três por ano), Flávio Pillegi revela dois pontos centrais. “Esse é o nosso principal meio de divulgação e também a porta de entrada para novos membros do clube”, diz. “As nossas exposições são o grande motivo da existência do Clube”, resume o presidente.
CONVITE
O secretário-adjunto de Cultura e Eventos de Atibaia, Vitor Carvalho, ressalta a importância do trabalho desenvolvido pelo Clube Atibaiense de Fotografia. “Atibaia só tem essa atividade intensa de fotografia devido ao trabalho do Clube”, elogia Vitor. “É um dos poucos grupos do Brasil que trabalha sem interrupção que eu conheço”, ressalta ele.
Flávio Pilleggi vê com bons olhos a parceria com o 8º Festival Internacional da Imagem Fotográfica de Atibaia. “O Clube sempre gostou de parcerias e elas são muito importantes. É bom para todo mundo. Acaba unindo os grupos”, ressalta.
Em 2010, o Clube Atibaiense de Fotografia completa 19 anos de existência (ininterruptos). Conheça mais detalhes na reportagem.
Atenção!
O Portal Atibaia Cultural Propõe um exercício aos internautas...
Tente representar a fotografia abaixo com apenas uma palavra. Deixe sua sugestão em comentários!


Foto: Luiz Fernando Bueno
exercicio
Até a pŕoxima...

0 comentários:

Postar um comentário