terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra terá programação em Atibaia

Por: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal da Estância de Atibaia

Fortalecendo o movimento no Brasil em prol da valorização da cultura afro-brasileira e da igualdade racial, a Câmara aprovou no ano passado projeto que criou o Dia da Consciência Negra, tornando ponto facultativo o dia 20 de novembro. O objetivo é estimular a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

O Dia Nacional da Consciência Negra foi incluído no calendário escolar brasileiro pela lei nº 10.699, de 9 de janeiro de 2003, criando a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africanas. O destaque é estimular a população a aceitar a diversidade do universo afro-brasileiro, fazendo a afirmação étnica e cultural do negro no Brasil.

A data, que lembra a morte do herói Zumbi dos Palmares, morto em defesa da liberdade do negro em 1695, já vinha sendo adotada pelo movimento negro desde os anos 70 para a promoção do debate sobre a igualdade racial e realização de fóruns e programações culturais a respeito do tema.

Segundo dados da Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, atualmente, dos 5564 municípios brasileiros, 757 adotam a data como feriado, e outros transformam o dia em ponto facultativo. Em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, o feriado é estadual.

Programação

Em Atibaia, desde que foi instituída a data como ponto facultativo, foi formada a Comissão da Consciência Negra, que organiza as atividades voltadas ao tema.

Neste ano, das 14h às 22h, será promovido o "Fórum com Feira", começando com a realização de palestra sobre a cultura afro, no Fórum da Cidadania, seguida por apresentações, na Praça da Matriz, de hip hop, samba e MPB, da bateria do Projeto Curumim, de grupos de capoeira, roda de candomblé, ato ecumênico, dança popular e Congada, além de sarau de poesia. Também haverá uma prévia do Carnaval dos Bonecões, com banda de marchinhas.

Como foi no ano passado

Em 2009, no dia 20 de novembro, na Praça da Matriz, houve programação relacionada à data no final da tarde e noite. Houve apresentações de música, poesia, dança e folclore. No dia 22 de novembro, no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, as atividades continuaram, sob o tema "Conheça melhor a influência afro em nossa cultura e em nossa economia". A realização foi da Comissão da Consciência Negra, em parceria com a Prefeitura.

Até a próxima!!!

0 comentários:

Postar um comentário