quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Fórum das Letras de Ouro Preto

Começou hoje!

Tema este ano é a literatura criada nos países africanos de língua portuguesa. Encontro homenageia Affonso Ávila e Ferreira Gullar

Por Carlos Herculano Lopes - EM Cultura
Texto original:
http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_7/2010/11/06/ficha_agitos/id_sessao=7&id_noticia=30699/ficha_agitos.shtml
aumentar fonte diminuir fonte imprimir
André Burian/Divulgação
Obra do artista ouro-pretano Jorge dos Anjos, que lança livro e abre mostra durante o Fórum das Letras

Evento que vem se firmando como um dos mais prestigiados do universo literário brasileiro, começa dia 10 e vai até dia 15, em Ouro Preto, a sexta edição do Fórum das Letras, que este ano terá como tema principal a literatura feita nos países africanos de língua portuguesa. Já confirmaram presença os moçambicanos Mia Couto e Paulina Chiziane; os angolanos Pepetela, Onkjaki, Carmo Neto, Fragata de Morias, João de Melo, Adriano Botelho e João Maimona, e ainda Odete Semedo, de Guiné-Bissau, Inocência de Mata, de São Tomé e Príncipe, entre outros. Virão também autores portugueses contemporâneos como Luandino Vieira e Margarida Paredes. Na segunda-feira, como prévia para o que será discutido no fórum, Ouro Preto recebe o 4º Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, que tem como tema “África: dinâmicas culturais e literárias”.

Entre os brasileiros que estarão presentes ao encontro, o público poderá ouvir e conversar com Alberto Mussa, Laurentino Gomes, Affonso Romano de Sant’Anna, Júnia Furtado, Marina Colasanti, Fabrício Marques, Décio Pignatari, Jaime Prado Gouvêa, Luiz Antônio Simas, Clóvis Bulcão, Paulo Markun, Ricardo Aleixo, Flávio Carneiro, Nelson Cruz, Bartolomeu Campos Queirós e Nei Lopes. O mineiro Affonso Ávila, considerado um dos grandes poetas brasileiros contemporâneos, receberá homenagem especial pelo lançamento recente de seu livro Poeta poente. Vencedor do Prêmio Camões, um dos mais importantes da língua portuguesa, Ferreira Gullar também receberá homenagem especial durante o Fórum das Letras de Ouro Preto.

Confira a programação do Fórum das Letras de Ouro Preto

À frente do encontro desde sua primeira edição está a escritora e professora da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) Guiomar de Grammont, que vem imprimindo sua marca no fórum. Para ela, um dos diferenciais do evento é que ele é totalmente gratuito e já está consolidado. “Mas alcançar este reconhecimento em todo o país – e inclusive no exterior – não foi tarefa fácil, exigiu esforços consideráveis”, diz a professora, autora entre outras obras de Aleijadinho e o aeroplano – O paraíso barroco e a construção do herói nacional.

Sobre o fato de a literatura dos países africanos de língua portuguesa ter sido escolhida como tema, ela diz que, apesar de o português ser a quarta língua mais falada, os brasileiros conhecem muito pouco a literatura feita em outros países em que se falam nosso idioma. A situação é de mão dupla, já que a literatura brasileira também é pouco divulgada nas nações africanas lusófonas. “Fui dar aulas em Angola, em julho, para preparar melhor o Fórum das Letras, e pude observar que os africanos têm uma enorme sede de conhecimento em relação ao Brasil. Percebi que existe um enorme potencial de mercado para os livros e produtos culturais produzidos aqui, mas que é pouco aproveitado por falta de políticas mais eficazes. Contribuir para maior integração entre os nossos povos é um dos nossos objetivos do fórum. Além do mais, são imensos os laços históricos e culturais que nos ligam à África”, lembra Guiomar de Grammont.

Em paralelo à programação oficial, com palestras e debates no Cine Vila Rica, o Fórum das Letras será enriquecido com atividades paralelas, como o Fórum das Letrinhas, Literatura em Cena, Via-Sacra Poética e Ciclo Bravo!, além de exposições e manifestações musicais e folclóricas, que vão lembrar os 300 anos da fundação de Vila Rica, que também estão sendo comemorados. Guiomar destaca a exposição do artista ouro-pretano Jorge dos Anjos, com forte influência da matriz cultural africana, e o espetáculo Contos negreiros, baseado no livro do pernambucano Marcelino Freire, além do lançamento da biografia de Toninho Horta. Apresentações baseadas em pesquisas sobre a influência africana na cultura brasileira, criadas pelos alunos e professores dos cursos de música e artes cênicas da Ufop, também movimentarão Ouro Preto.

Fórum das Letras de Ouro Preto
De 10 a 15 de novembro, no Cine Vila Rica, Praça Reinaldo Alves de Brito, 47, Centro, Ouro Preto. Informações: (31) 2535-5257e www.forumdasletras.ufop.br.

0 comentários:

Postar um comentário