quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ENAREL 2010

22º Enarel terá estandes sobre a Cultura e a Culinária Paulista
Encontro Nacional de Lazer e Recreação começa nesta quinta-feira, dia 18, no Parque Edmundo Zanoni
David Prado
Um dos mais importantes eventos de lazer e recreação do país inicia suas atividades na próxima quinta-feira, dia 18, no Parque Edmundo Zanoni. Além de promover a ampla discussão sobre os temas Lazer e a Hospitalidade e abrigar um respeitado congresso científico da área, o encontro de Atibaia abrirá espaço para a Cultura e a Culinária Paulista.
Durante a abertura do evento, a Secretaria de Cultura e Eventos de Atibaia preparou uma mostra do principal evento de cultura paulista que o município abriga há 3 anos: o “Revelando São Paulo entre Serras e Águas” (parceria com o Governo de São Paulo e a Organização Social de Cultura - Abaçaí). Serão seis estandes de culinária de diferentes cidades do Estado, além de um espaço com a diversidade do artesanato produzido em Atibaia.
culinaria
Durante a solenidade oficial do Enarel, o Prefeito de Atibaia, Dr. Denig, deve anunciar a oficialização o “Revelando Entre Serras e Águas” no calendário oficial de eventos do município. A realização do evento já segue a lei nº 3706/08, aprovada pela Câmara Municipal. “Vai ser bom para garantir que no futuro essa parceria continue acontecendo”, avalia Lilian Vogel, gerente da Divisão de Folclore e Cultura Popular da Prefeitura de Atibaia.
“É muito importante que os participantes do Enarel tenham esse pequeno contato com o ‘Revelando’. Vai ser um misto de Cultura, Lazer e Turismo. Tudo que envolve Atibaia”, conclui Lilian Vogel.

22º Encontro Nacional de Lazer e Recreação

ENAREL 2010 terá oficinas de recreação, em parceria com o SENAC-SP

Por: Assessora de Imprensa ENAREL

No dia 20 de novembro, sábado, os participantes do ENAREL 2010 - 22º Encontro Nacional de Recreação e Lazer - poderão participar de oficinais de recreação temáticas organizadas pelo SENAC - SP. Temas como "Recreação Hospitalar", "Idosos que brincam são melhores" e "Danças circulares e cantigas de roda" serão trabalhados por instrutores do SENAC-SP com o objetivo de transmitir aos participantes conceitos e conhecimentos que possam auxiliá-los em atividades de lazer com idosos, crianças e outros públicos.
Os participantes do ENAREL são estudantes e profissionais de lazer e recreação vindos de várias partes do país. "Através dessa troca de conhecimento e da vivência nas oficinas, os profissionais e estudantes poderão trabalhar essas atividades em suas cidades de origem, levando mais qualidade às atividades de recreação e lazer que desenvolvem em hotéis, hospitais, colônias de férias, espaços públicos de lazer, etc. É mais qualidade ao trabalho do profissional e mais qualidade de vida à população", afirma o coordenador geral do ENAREL, Edson dos Santos.


Abaixo, todos os temas abordados nas oficinas do ENAREL 2010:

Sábado, 20 de novembro, das 17h00 às 19h00, no Parque Edmundo Zanoni, em Atibaia

  • Danças circulares e cantigas de roda - A oficina trabalha o conceito das "Danças Circulares e Cantigas de Roda" ensinando como vivenciar alguns brinquedos cantados, principalmente aqueles que são feitos em roda e qual a importância desta ferramenta na recreação.
  • Acampamentos temáticos - Esta oficina oferece ao recreador a oportunidade de aprender técnicas e desenvolver talentos e habilidades para atuarem em acampamentos temáticos. Através de dicas, brincadeiras e a experiência trazida pelo palestrante.
  • Jogos teatrais - Os jogos teatrais podem ser usados como ferramentas de estímulo da criatividade, da espontaneidade e expressividade, desenvolvendo a sociabilidade e a concentração. A oficina ensirá os participantes a utilizar melhor esta ferramenta.
  • Recreação hospitalar - A recreação hospitalar é realidade em todo o mundo. A ideia é poder proporcionar aos pacientes e visitantes momentos lúdicos com os escassos recursos disponíveis de espaço e também físicos dos participantes.
  • Idosos que brincam são melhores - Os idosos estão cada vez mais ativos e dispostos a viver com melhor qualidade de vida. Assim, temos a oportunidade de com sua experiência aprender e proporcionar experiências diferenciadas e desafiadoras. Durante a oficina, os participantes aprenderão a extrair deste público, através de atividades lúdicas, toda a sua alegria de viver.
  • Caiaque e Canoagem - A oficina tem por intuito apresentar aos participantes as variedades do esporte existentes, discutir as possibilidades das aplicações no mercado de recreação e de lazer, aproveitando a oportunidade e oferecendo a vivência prática de canoagem.
  • Malabares - A oficina oferecerá uma possibilidade de conhecimento de materiais deste universo, dicas pedagógicas de ensino-aprendizagem, bem como a riqueza da prática, o interesse que desperta nas pessoas e as perspectivas de introdução do malabares na recepção (acolhimento) de hóspedes.
  • Capoeira Lúdica - A oficina visa oferecer instrumentos didáticos e pedagógicos para a vivência e experimentação da capoeira, baseada na ludicidade, através de jogos e brincadeiras específicas. Oportuniza também o conhecimento da cultura afro-brasileira.
  • De 18 a 21 de novembro de 2010

    Local: Parque Edmundo Zanoni

    ENAREL 2010

    Informações - www.enarel2010.com.br ou (11) 4411.5995.
    Realização: Prefeitura da Estância de Atibaia; Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau; Ministério do Esporte e Ministério do Turismo.

    0 comentários:

    Postar um comentário