segunda-feira, 25 de outubro de 2010

'Agregados' é a nova mostra no Museu Olho Latino

Por: Assessoria de Imprensa Museu Olho Latino

O grupo de arte Olho Latino expõe 'Agregados' - gravuras com grandes dimensões - de 12 artistas do Grupo Olho Latino, de 23 de outubro a 20 novembro no Museu Olho Latino, mezanino do Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, em Atibaia, SP. A curadoria é do prof. Dr. Paulo Cheida Sans.

A mostra está sendo feita simultaneamente com a participação do grupo Olho Latino em exposição no Laboratório das Artes em Franca, SP. A gravura possibilita que o artista faça tiragem da matriz, ou seja, faça a mesma obra mais vezes. A matriz mais usada pelo grupo é a madeira, modalidade técnica conhecida como xilogravura.

Cada um dos artistas fez a sua gravura sendo composta por três partes, para que fosse desmembrada e misturada às demais partes de outras gravuras, formando assim uma nova obra. Isso explica o título da mostra, pois são obras que podem se multiplicar quando as partes são casadas entre as diferentes peças, formando um trabalho coletivo.

O grupo de artistas, coordenado pelo prof. Dr. Paulo Cheida Sans, faz parte do setor de arte-educação do Museu Olho Latino, com sede em Atibaia. No entanto, a atuação do grupo de artistas atinge várias cidades. A primeira mostra desse grupo foi realizada na Galeria da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília, em 1996. A partir daí, o grupo já expôs em mais de 50 mostras realizadas em várias cidades, entre elas, São Paulo (SP), Recife (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG) e Jundiaí (SP).

Recentemente expôs no Museu de Arte Contemporânea de Campinas, na Pinacoteca Municipal de Piracicaba e no Centro de Cultura Afro-Brasileiro de São Carlos.

Sobre as obras, Celina Carvalho, coordenadora adjunta do grupo, diz que "as partes soltas das gravuras oferecem inúmeros modos de apresentação e, em cada nova disposição das peças, a obra fica inédita por dar um resultado totalmente diferente da matriz idealizada".

O grupo Olho Latino é formado por 12 artistas residentes em cidades do interior do Estado de São Paulo. Todos são formados em Artes e são artistas com currículos extensos. Alguns foram premiados em salões e expuseram no exterior.

Participam da mostra os seguintes artistas: Alex Roch, Cibele Marion Sisti, Celina Carvalho, Elika Ito, Flávia Bresil Palhares, Lisa França, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Regiane Capp Couto Buccioli, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira e Young Koh.

A mostra 'Agregados' poderá ser visitada até 20 de novembro, de terça a sábado, das 9 às 17 h, na Al. Lucas Nogueira Garcez, 511, Parque das Águas, na Estância de Atibaia. A entrada é franca.

Serviço:

Exposição: 'Agregados' - mostra do Grupo Olho Latino
Período da mostra: 23 de outubro a 20 de novembro de 2010.
Expositores: Alex Roch, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Elika Ito, Flávia Bresil Palhares, Lisa França, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Regiane Capp Couto Buccioli, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira, Young Koh.
Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Visitação: de terça a sábado, das 9 h às 17 h.
Local: Museu Olho Latino (mezanino do Centro de Convenções e Eventos "Victor Brecheret").
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 - Estância de Atibaia, SP.
Realização: Museu Olho Latino e Prefeitura Municipal da Estância de Atibaia.
Telefone: (11) 4412 7776.
Site:
www.olholatino.com.br
E-mail: museu@olholatino.com.br

Até a pŕoxima...

0 comentários:

Postar um comentário