quarta-feira, 23 de março de 2011

46ª Exposição Fotográfica 'Instrumentos Musicais'

Por: Mariza Lemos

A fotografia é uma das melhores formas de vivermos e registrarmos o nosso tempo e de documentarmos as suas belezas e contradições. Ela se transformou numa arte, a arte de conseguir expressar um momento único e fazer dele tema para discussões no mundo todo, através da realidade estética de cada imagem fotografada conseguida com a sensibilidade do fotógrafo. E, foi pensando em dividir experiências, opiniões e a paixão pela fotografia, que foi formado há quase 20 anos o Clube Atibaiense de Fotografia.

Fundado em 03 de outubro de 1991, o Clube unifica atualmente mais de 200 fotógrafos, entre amadores e profissionais. Nascido a partir da vontade de quatro amigos de se encontrar regularmente para conversar sobre a fotografia, o Clube ganha mais adeptos e admiradores a cada ano. "Alguns são constantes e certos como a luz do dia e o escuro da noite. Outros são esporádicos e breves como o brilho fugaz dos cometas", completa o atual presidente e um dos fundadores do Clube, Flávio Pilegi.

Exposição

Para dar continuidade aos seus objetivos, de divulgar a arte e a técnica fotográfica através de mostras e exposições, de mostrar as tradições, a cultura, as belezas e as pessoas da cidade de Atibaia, além de promover cursos, workshops, passeios e ensaios fotográficos, o Clube Atibaiense de Fotografia convida para sua 46ª Exposição Fotográfica.


Instrumentos - Frediane Freitas

Com o tema "Instrumentos Musicais", a iniciativa irá reunir trabalhos de mais de 30 fotógrafos do Clube, que irão mostrar fotografias em preto e branco, dos mais variados instrumentos musicais, clicados em apresentações no Brasil e exterior. A abertura será nesta sexta-feira, dia 25 de março, às 20h, no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret. A exposição poderá ser vista até o dia 11 de abril. A entrada é gratuita.


Instrumentos - Alline Nakamura

A integrante do Clube, Alline Nakamura explica que cada fotógrafo irá mostrar na exposição o que mais lhes atrai na música e no olhar. "É uma mistura de sentidos, seja quando assistimos os músicos em ação ou quando os vemos nas fotografias, que atrai não somente pelo olhar, mas pela visão de um momento que nos remete às lembranças dos sons e do corpo em ação quando se faz música", afirma Alline.


Instrumentos - Alexandre Marques

Como exemplo, o integrante Alexandre Marques usou o surrealismo em camadas, explorando a montagem fotográfica como se fazia no passado através das colagens reais. "Hoje elas são substituídas pelas virtuais. Também utilizei as palavras para complementar a imagem, uma forma de transmitir minha mensagem, que relaciona música, vida, amor e artista", explica Alexandre. Outras informações no site www.fotoclubeatibaia.com.br.

Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário