quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Oficina 'Nhanduti de Atibaia'

Em janeiro, o SESC Belenzinho irá oferecer oficinas de Nhanduti, técnica da renda artesanal que se encontra em vias de esquecimento em praticamente todo o mundo e que vem sendo preservada em Atibaia.

A oficina irá apresentar a técnica de renda nhanduti, investigada pelo projeto Renda Sol, que desenvolve um trabalho de resgate da técnica artesanal tradicional também conhecida por tenerife ou "brazilian point lace". As aulas serão ministradas por Elisabeth Horta.

O Projeto Renda Sol é desenvolvido pela ONG Nhanduti de Atibaia. A recuperação e pesquisa da renda motivou o comparecimento do grupo no XI Encontro Nacional e I Internacional de Renda de Úbeda/Espanha, em junho passado, e colocou-o entre os finalistas do 2° PRÊMIO OBJETO BRASILEIRO, que destaca e premia o que há de melhor no encontro entre design e produção artesanal no país.

A Renda Sol (www.rendasol.org.br) é uma renda caracterizada por motivos circulares tecidos sobre uma trama radial que atualmente se encontra em vias de extinção no mundo.

0 comentários:

Postar um comentário