quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Cinema e Cidadania

Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia

Texto original: http://www.atibaia.com.br/noticias/noticia.asp?numero=20531

Os alunos do projeto piloto Cinema e Cidadania das escolas municipais Cido Franco e Padre Armando Tamassia apresentaram na semana passada os filmes produzidos ao longo do segundo semestre. Os estudantes do 2° ao 4° ano, do ensino fundamental da rede municipal com a faixa etária de 8 a 10 anos, contaram com aulas dos oficineiros Christian Saghaard e Flávia Thompson, da Catu Filmes empresa que ganhou processo licitatório.

Ao todo, os quase 100 estudantes apresentaram para a secretária de Educação, Iete Rodrigues Reis, o secretário adjunto de Cultura e Eventos, Vitor Carvalho, pais e mestres os 13 filmes de curta-metragem nas duas escolas.

Todas as crianças vão receber um DVD com todos os curtas-metragens. Os alunos contarão com uma exibição especial no Centro de Convenções no final de janeiro do ano que vem. Além disso, os filmes serão apresentados na abertura do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual no início de 2011.

"Este projeto envolve as escolas municipais como no Música e Cidadania, cujas crianças se espelham visando tocar na Fanfarra Municipal de Atibaia, a FAMA. Por sua vez, Atibaia tem dois festivais de cinema: o Curta Atibaia e o Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual que faz com que as crianças sonhem em participar. O formato do projeto é pioneiro no Brasil, pois vai ser a primeira vez que a sinergia entre cinema e educação será promovida em uma rede municipal de ensino envolvendo crianças de 7 a 10 anos, do 1° ao 4° ano do ensino fundamental de forma modular", aponta o secretário de Cultura e Eventos, Edson Beleza.

O principal objetivo da proposta não é apenas formar jovens cineastas, mas sim utilizar o audiovisual como ferramenta pedagógica para o ensino fundamental, formar cidadãos ativos na sociedade desde cedo, despertar a consciência cidadã e fazer com que as crianças utilizem as novas tecnologias (celulares, internet e câmeras de vídeo) como meios de comunicação de forma adequada a sua faixa etária, além de promover a comunicação e inteligibilidade nestes meios.

"O resultado foi muito positivo e terá continuidade em 2011 sendo ampliado para mais duas escolas de Atibaia. Os alunos se empenharam muito e as diretoras e os professores estão muito satisfeitos", comenta o coordenador do projeto, Caio Brasi

O projeto Cinema e Cidadania é uma parceria entre duas Secretarias da Prefeitura: a Secretaria de Educação contribui com formatação pedagógica e a Secretaria de Cultura e Eventos com a didática e coordenação do projeto. Este sistema está incluso no programa de governo da gestão do atual prefeito Dr. Denig.


Até a próxima...



0 comentários:

Postar um comentário