quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

4ª Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas

Atibaia abriga no mês que vem um dos mais importantes festivais de cultura tradicional do país
Atibaia acerta os últimos detalhes para abrigar, entre os dias 05 e 09 de janeiro, no Parque Edmundo Zanoni, a 4ª edição do Revelando São Paulo – Entre Serra e Águas. Trata-se de um festival de cultura tradicional que visa difundir e valorizar as manifestações artístico-culturais de 92 cidades do Estado. O evento é realizado pela Organização Social de Cultura – Abaçaí, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e parceria da Prefeitura de Atibaia.
O Revelando São Paulo, projeto que acontece na Capital (há 15 anos), no Vale do Paraíba (10 anos) e no Vale do Ribeira (8 anos), consolida-se como o mais importante encontro de culturas tradicionais do Brasil. “O interessante é perceber que o Revelando SP continua a pairar sobre as colorações político-partidárias existentes Estado. Por que será?”, questiona Toninho Macedo, diretor-artístico cultural da Abaçaí. “O Revelando São Paulo é um evento do Estado de São Paulo e não do Governo de São Paulo”, ressalta Toninho.
toninho1
Toninho Macedo, do Abaçaí
Atrações do 4º Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas
O 4º Revelando de Atibaia trará uma mostra da diversidade cultural do Estado de São Paulo e, por isso, reúne diferentes formas de manifestações da cultura paulista: seja na música, na dança, no artesanato e na culinária. Das tradições que vão desfilar pela cidade estão: grupos de São Gonçalo, cortejos de Congos e Moçambiques, Festas do Divino e muitas outras. Toda a programação (das 9hs às 21hs) é gratuita e compõe 100 apresentações artísticas. Destaque para os desfiles de Bonecões no sábado, dia 08 , e os cortejos de Congos no domingo, dia 09 de janeiro.
culinaria
Serão 40 estandes de culinária regional. Pratos típicos como a 'Galinhada'
artesanato2
Serão 60 estandes de artesanato tradicional como cestos de palha e oratórios
violeiros
IV Encontro de Violeiros e de Catira vai reunir diversos grupos no palco
danças
III Festival da Amizade traz Danças Folclóricas
Encontrocongos
Revelando promove o IX Encontro de Congos e Moçambiques com diversos grupos

O Revelando em Atibaia: a 40º edição
Durante a coletiva de imprensa, o diretor-artístico cultural da Abaçaí, Toninho Macedo, ressaltou a vocação do município para abrigar o evento, que completa a sua 40ª edição no Estado. “Aqui nós encontramos condições propícias para o cultivo do Revelando: tanto espaciais, como em relação às pessoas”, revela Macedo. “Não estou fazendo média. A gente sempre teve em Atibaia extrema generosidade naquilo que compete ao município. Todos saem daqui elogiando a hospitalidade de Atibaia”, conta Toninho.
toninho2
Ouça depoimento de Toninho Macedo sobre a expectativa para o evento
Clique no Play para ouvir!

Programa de Cultura de Paz

Além da valorização da cultura paulista, o Revelando São Paulo promove a implantação de um programa de Cultura de Paz nos municípios do Estado: atividades que celebram a convivência harmoniosa entre as diversas tradições religiosas e étnicas presentes em São Paulo. “Nós estamos sinalizando para uma outra forma de convivência entre as pessoas. São Paulo tem violência e crime? Tem sim. Mas nós surpreendemos o país ao mostrar que existe aqui também uma alma e um coração pulsante. Estamos trabalhando para que isso não fique restrito a São Paulo”, explica Toninho Macedo.

Ouça depoimento de Toninho Macedo sobre a Cultura de Paz:

Clique no Play para ouvir!

E quais são os principais desafios?

Desfile da Cavalhada: reflexão em momento delicado

No dia 26 de dezembro, Atibaia celebra um dos mais tradicionais eventos do município: o Desfile da Cavalhada. Na sua edição nº 258, a Prefeitura de Atibaia (organizadora do evento) inicia uma reflexão sobre os rumos desta manifestação regional. Durante a coletiva de imprensa, o secretário-adjunto de Cultura e Eventos de Atibaia, Vitor Carvalho, apontou problemas ocorridos durante a festa. “É notório o problema do maltrato aos animais, e o fato de muitos participantes ficarem alcoolizados. A maioria deles nem conhece a tradição do evento”, lamenta Vitor.
vitor
Vitor Carvalho: "A tradicional Cavalhada de Atibaia vive momento de reflexão"

“Tomamos algumas medidas no ano passado para minimizar esses problemas, e este ano vamos tomar outras providências”, diz o secretário-adjunto. “Nem todos entendem o real motivo dessa reunião de cavaleiros, por isso precisamos da mídia para que, no futuro, esses problemas não atrapalhem esta festa tradicional”, pede o secretário. “Estamos fazendo, inclusive, reuniões com o promotor público da cidade a fim de pedir ajuda aos órgãos competentes de defesa dos animais”, conclui Vitor.
Serviço:
4º Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas
05 a 09 de janeiro de 2011 – das 9hs às 21hs
Parque Edmundo Zanoni
Entrada Gratuita

Até a próxima...

0 comentários:

Postar um comentário