quarta-feira, 6 de abril de 2011

“Viagem Fotográfica”

Texto original: David Prado em http://www.atibaiacultural.com.br/1/
Livro colaborarivo promete reunir profissionais e amadores em Atibaia. Projeto do fotógrafo Vitor Carvalho também será opção na divulgação turística do município


Atibaia sob os olhares de diferentes fotógrafos. Esse será o resultado do novo projeto idealizado pelo fotógrafo Vitor Carvalho, atual secretário-adjunto de Cultura e Eventos. O experiente artista organiza um livro fotográfico colaborativo, no qual os participantes vão dividir os custos da impressão da publicação. “Esse projeto colaborativo não é uma ideia minha. É um tipo de trabalho muito comum na Europa e nos EUA”, explica Vitor.
Para o fotógrafo uma das principais vantagens de um livro coletivo está relacionada ao custo final do produto editorial. “Num projeto colaborativo você viabiliza uma publicação mais barata. Não existe a preocupação em ter uma editora por trás que vai ficar com uma porcentagem da venda... É um sistema muito simples e direto. Muito mais viável e acessível”, ressalta ele.
Vitor Carvalho explica os detalhes do projeto:
vitor_livro
Clique no Play para ouvi-lo!

“O legal é que a empresa está ajudando o fotógrafo e vice-versa. No fim, todos ganham igual. Ninguém está lucrando com isso”.
Atibaia é o pano de fundo da publicação
Desde a concepção do projeto, Vitor Carvalho decidiu colocar Atibaia como tema das fotos que vão integrar o livro colaborativo. “A ideia é divulgar a cidade. Só que não de um jeito tradicional, como um cartão postal. Queremos fazer um livro mais ousado, no qual o artista possa mostrar o seu trabalho pessoal. A única exigência é que a foto tenha sido feita na cidade”, explica o fotógrafo.
Mais do que uma publicação artística, o projeto também pretende ser uma saída para a divulgação turística da cidade. “Se você for em qualquer cidade turística do mundo, principalmente no exterior, sempre há publicações das cidades. O livro vai acabar sendo uma opção de um produto para os turistas levarem de Atibaia”, diz.
Para Vitor Carvalho, a publicação também será uma ótima oportunidade para os fotógrafos que estão iniciando a carreira. “É um projeto interessante principalmente para o fotógrafo que está começando e que não tem investimento para editar um livro. Além, é claro, de ter o seu nome em uma publicação. Serve como um portifólio”, aconselha.
“É uma viagem. Como se fosse uma excursão fotográfica...só que é um livro”.

Vitor Carvalho
Divulgação pela Internet e a repercussão
O projeto de Vitor Carvalho está sendo divulgado principalmente na rede mundial de computadores e tem tido bom resultado. Grupos de fotógrafos já organizam visitas a Atibaia para iniciar o trabalho. “Eu soube que o Foto Clube Bandeirante de São Paulo, um dos mais importantes do Brasil, já marcou uma visita fotográfica aqui em Atibaia. Serão cerca de 30 fotógrafos que se interessaram em participar do projeto”, comemora Vitor.
“A aceitação está sendo legal. Acho que vai ter uma adesão bacana”.

Vitor Carvalho
Dúvida: Um fotógrafo pode adquirir mais de uma cota?
“Um fotógrafo pode adquirir mais de uma cota sim. Aí o número de páginas dele no livro aumenta. Mas precisa ser um artista que tenha um trabalho bacana, para que a gente consiga manter o nível de qualidade estética da publicação”, esclarece Vitor.
O Desafio do Apoio Privado
Um dos desafios enfrentados por Vitor neste projeto é incluir a participação das empresas. O fotógrafo faz uma avaliação da importância desse apoio e das dificuldades enfrentadas.
vito_livro_home
Clique no Play para ouvi-lo!
Serviço:
As inscrições vão até o dia 27 de maio e ocorre via e-mail. O fotógrafo pode enviar o material pela internet e os selecionados já vão sendo comunicados.
“Caso não feche a cota, algo que pode acontecer, a gente devolve o dinheiro da inscrição”, esclarece o fotógrafo. “ E se a ideia pegar, queremos fazer outros livros neste sistema”, avisa.
Mais informações no site :

2 comentários:

Unknown disse...

O site original é o Portal Atibaia Cultural...
Se puder retificar...

www.atibaiacultural.com.br

Abraço,
Obrigado por prestigiar nosso trabalho!
David Prado, editor/jornalista

♣Tânia Yuri ♣ disse...

Olá, Davi!
Me desculpe, já está retificado.
Até!

Postar um comentário