terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Coletivo Video Popular

Texto Original: Difusão Cultural via email
Coletivo de Vídeo Popular é uma reunião permanente de pessoas, coletivos e projetos que atuam nas áreas de produção, formação, exibição e distribuição de vídeo popular em busca de fortalecer os trabalhos locais, criar ações conjuntas, trocar experiências e soluções e pensar políticas públicas.

Esse momento vem de um processo longo, iniciado anos atrás de conversação entre coletivos audiovisuais da cidade de São Paulo. Por diversas razões, houve períodos de intensa mobilização e outros de relativo afastamento.

No ano de 2009, com o apoio do VAI – Programa de valorização de iniciativas culturais – o Projeto do Vídeo Popular pôde, de forma mais sistematizada, iniciar ações conjuntas de distribuição, publicação da Revista do Vídeo Popular e a realização da 3ª edição da Semana do Vídeo Popular.

O email do coletivo é videopopular@gmail.com



Para saber mais sobre o coletivo acesse o blog

http://videopopular.wordpress.com



Programação



Crescemos somente na ousadia!

Direção Coletiva

Doc I 24 min I 2009

Sinopse: Homenagem aos 25 anos do MST. A partir de depoimentos de parceiros do movimento em São Paulo, imagens de momentos históricos de sua trajetória nacional, bem como de momentos da marcha recém – relizada entre Campinas e São Paulo ( Agosto de 2009), o vídeo aborda o significado do movimento para os entrevistados.



Marcha dos 5000

Direção Nicolau Bruno

Doc I 09 min I 2007

Sinópse: Em 2006 o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto tinha ocupado uma terra por mais de dez anos vazia no Capão Redendo. Ameaçados de despejo se organizaram em uma jornada de resistência. Este curta mostra a marcha que reuniu 5000 destes lutadores sociais sem teto que foram aguerridos a pé o Palácio do Governo.



Qual Centro?

Direção Coletiva

Doc I 15 min I 2010

Sinópse; O filme debate o projeto de revitalização da região central de cidade de São Paulo tendo como personagem os moradores de uma ocupação num posto de gasolina e toda sua luta pelo direito a moradia.



Felisburgo

Direção Brigada de Audiovisual da Via Campesina e MST – MG

Doc I 11 min I 2009

Sinopse: Em 20/11/2004, o fazendeiro Adriano Chafik Luedy e seus jagunços invadiram o acampamento Terra Prometida, no município mineiro de Felisburgo, assassinaram 5 trabalhadores rurais Sem Terra e deixaram mais 20 gravemente feridos. O massacre completou cinco anos e é considerado um retrato da atualidade da violência no campo, da impunidade da justiça e da paralisação da reforma agrária.



ENFF – Uma escola em construção

Direção Brigada Audiovisual da Via Campesina

Doc I 15 min I 2009

Sinopse: Mais que uma escola para militants do MST, a Escola Nacional Florestan Fernandes tem se tornando o principal centro de formação político ideológico para os movimentos sociais do Brasi e um dos principais da América Latina. O documentário retrata um pouco esta experiência.

Filmes são feitos para serem vitos!
Nós somos o público!

O Difusão Cineclube fica localizado na Rua Doutor Oswaldo Urioste n 41 Centro de Atibaia (Próximo à praça da Matriz)
Telefone 11 44024296

Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário