segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Aula gratuita de danças brasileiras

Texto original: http://www.atibaia.com.br/noticias/noticia.asp?numero=20834

"Brincante é aquele que dança, canta e toca. Vive a brincadeira como uma matéria prima; a roda é o espaço da brincadeira. É no círculo que o coletivo cria a sua individualidade. A dança popular tem por sua excelência a companhia da brincadeira e do prazer, nas ruas, e em ritmo de festa". É assim que Cristiane Alcântara, do Núcleo de Folgueiros Brasileiros "As Três Marias" começa a falar sobre o seu trabalho: ensinar um pouco da diversidade das danças brasileiras, sejam elas do Nordeste do país, seja do Norte ou do Sul.

A proposta será apresentada aos interessados em aula gratuita a ser realizada no próximo dia 4, sexta-feira, no Asilo São Vicente de Paulo, que fica no Centro da cidade (próximo ao Cemitério Central). Entre os ritmos, estão incluídos o coco, cacuriá, frevo e maracutu, da região Nordeste; o jongo, o samba e o funk, do Sudeste; e o carimbó e lundu, do Norte. "Mais do que a forma, o que interessa é a consciência de princípios fundamentais nas danças brasileiras. É importante conhecer a sua história e reconhecer as suas transformações", ressalta Cristiane.

Segundo a coordenadora do projeto, "a oficina oferece uma vivência corporal e tem como objetivo conhecer a dança dos personagens, desde o bumba-meu-boi, com sua diversidade de sotaques, às danças de roda, como o cacuriá, o tambor de crioula, a ciranda e outras". Tudo isso através de brincadeiras e jogos, em roda e cordão, misturando a dança com o ritmo e o canto. "A oficina pretende trazer a consciência dos movimentos que nascem a partir de uma pulsação, que está dentro de si mesmo, e, a partir daí, trazer o seu movimento próprio e único", finaliza Cristiane.

Maiores informações sobre o projeto e sobre a aula aberta pelo telefone 9622-5875, ou pelo e-mail christianefulo@gmail.com.

1 comentários:

QUEBRANTO disse...

Olá ! Nossa que vontade de fazer ! Como é jogos de cordão é de roda . os homens também podem participar ?

Postar um comentário